Na hora da compra é importante saber o que você está levando para casa.
Ao ler os rótulos dos produtos, pode-se ter uma idéia do que está sendo consumido, ou seja quais são os ingredientes presentes na sua composição.
Os alimentos industrializados são identificados pelo rótulo presente em sua embalagem. O rótulo é responsável por trazer dados importantes do produto ao consumidor como nome, peso, características e data de validade.
O QUE É RÓTULO ?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), rótulo é toda inscrição, legenda e imagem impressa na embalagem do alimento.
QUAIS AS INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS NOS RÓTULOS?
- Denominação de venda do alimento: é o nome específico que indica a origem e as características do alimento. Ex: biscoito recheado sabor baunilha;
- Lista de ingredientes: descrição de todos os ingredientes no rótulo por ordem decrescente da proporção. Os aditivos alimentares são discriminados por ultimo;
- Peso líquido: é a quantidade de alimento presente na embalagem, sendo expressa normalmente em mililitro (ml), litro (l), grama (g), quilo (Kg) ou por unidade;
- Identificação da origem: o nome e o endereço do fabricante;
- Identificação do lote: o lote a que pertence o alimento;
- Prazo de validade: de forma visível e clara;
- Instruções sobre o preparo e uso do alimento: deve conter as instruções necessárias sobre o modo apropriado de uso, quando necessário;
- Informações nutricionais: deve estar por porção (fatia, copo, unidade) e os nutrientes dispostos na ordem abaixo:
MODELO DE TABELA NUTRICIONAL(Segundo a ANVISA)

A informação nutricional deve apresentar a quantidade de nutrientes por porção de cada alimento e ainda por Percentual de Valor Diário(% VD).
Fiquem atentos à porção pois ela será sempre menor que o pacote inteiro, e voce pode pensar que estar consumindo pouca gordura ou caloria, mas não está.
Valores diários são as quantidades dos nutrientes que a população brasileira deve consumir para ter uma alimentação saudável.
- Contém glúten: essa informação é obrigatória para alertar os indivíduos com doença celíaca que não podem consumir tais alimentos devido à intolerância ao gluten;
- Alimentos para fins especiais: os formulados para atender necessidades específicas, devem constar no rótulo tais como diet, light, isento de lactose, enriquecido com vitaminas e/ou minerais.

CRM 61.696-SP | Médica formada há 37 anos utiliza a abordagem da MEDICINA FUNCIONAL (visão do ser humano nos seus aspectos físico, mental, emocional e existencial) aliada ao uso da ACUPUNTURA, da FITOTERAPIA CHINESA e da PSICOTERAPIA para tratar a pessoa de acordo com suas necessidades em uma visão integrativa para retomar /manter a saúde.