CUIDE DO SEU CÉREBRO

“Mens sana in corpore  sano.”

Sátira X do poeta romano Juvenala

Nosso cérebro  está integrado ao nosso organismo.

Se os sistemas orgânicos estão prejudicados, isso acaba interferindo no funcionamento desse órgão.

Os desequilíbrios químicos associados às “doenças psiquiátricas” podem ser decorrentes de problemas em outra parte do corpo. Ao tratar apenas a química cerebral, pode-se levar à dependência de drogas medicamentosas e nem sempre ter a melhora clínica esperada.

O tratamento do organismo como um todo utilizando nutrientes fundamentais na formação dos neurotransmissores (moléculas químicas envolvidas na comunicação cerebral) associado a técnicas de relaxamento mental e psicoterapia, pode ajudar na resposta e sustentação do tratamento médico instituído.

A deficiência desses nutrientes afeta o nosso comportamento.

Quando ficamos obesos, não temos como esconder. Já os distúrbios mentais e a perda da memória vão surgindo sorrateiramente e nos afetam direta ou indiretamente via nossos amigos e familiares.

Todos esses distúrbios demonstram que o cérebro não está trabalhando bem.

Os focos de tratamento atuais são à base de medicamentos e da psicoterapia, mas que podem ser somados à abordagem nutricional.

Os genes, a dieta e o ambiente interagem e alteram o funcionamento do organismo como um todo incluindo o cérebro.

O equilíbrio entre eles determina a nossa saúde física e mental.

ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS

O diagrama abaixo ressalta os pontos fundamentais para melhorar a oferta de nutrientes, diminuir a sobrecarga de toxinas, melhorar os fatores envolvidos na comunicação entre os neurônios.

Para atingirmos bons resultados no tratamento, utilizamos a acupuntura sistêmica (com agulhas), auricular (com sementes) e a laser para controle do estresse mental.

Para combate ao estresse oxidativo, à inflamação, para a melhora do metabolismo e adequação hormonal, para o favorecimento das funções do fígado e dos intestinos usamos um plano alimentar individualizado e plantas medicinais (Fitoterapia) associados a suplementos alimentares tais como vitaminas, minerais, ômega 3 dentre outros.

Aconselhamos a prática de exercícios físicos que ajuda na circulação dos órgãos, incluindo o cérebro.

Receber novidades

Digite seu endereço de email para receber as novidades do site Caminho Integrativo da Dra. Paula Pedroza por e-mail.

Junte-se a 219 outros assinantes