A maioria das doenças crônicas são complexas e torna necessário que se dê  um apoio ao organismo de modo que ele possa suportar efeitos colaterais de medicamentos  além de repor os desgastes de  nutrientes  que surgem à proporção que bactérias, vírus, fungos, parasitas ou intolerâncias/alergias alimentares  nos agridem.

O organismo se defende através do sistema imune que gasta energia além de depletar nutrientes, vitaminas e minerais que precisam ser repostos para que o mesmo possa desempenhar as suas funções adequadamente.

O combate aos agressores é imperioso, e assim utilizamos antibióticos, antivirais, antifúngicos e retiramos alimentos pró-inflamatórios, mas isso é apenas uma parte do tratamento. Há que se repor os instrumentos básicos que compõem o nosso organismo, os chamados nutrientes-carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais, além de auxiliar com medicamentos ou plantas medicinais com ação sobre a inflamação causada por esses agentes, para robustecer o sistema imune, reparar danos causados no sistema nervoso central (cérebro e medula) e periférico (nervos), favorecer o restabelecimento do sistema digestório e respiratório, combater dores, os quais podem gerar sinais e sintomas de várias doenças desde problemas neurológicos, psiquiátricos, cardíacos até fadiga física, mental.

Isso pode acontecer tanto em quadros agudos das doenças como em quadros crônicos. Assim cada individuo pode manifestar uma variedade de sinais e sintomas e, portanto o tratamento deve ser individualizado de forma a recuperar a saúde de cada um conforme as necessidades que surgirem.

Doenças complexas não podem ser tratadas de forma simplista somente com base em medicamentos, mas respeitando o que  Claude Bernard, célebre médico, já falava: “o germe não é nada, o terreno é tudo”.

Devemos combater o germe, mas jamais esquecer do terreno cujo combustível básico é a alimentação e a sua suplementação quando necessária.

Exemplo acima de abordagem integrativa em uma doença neurológica como a Esclerose Múltipla.

Para maiores informações vide artigos nesse site: