A nossa aparência conta muito e reflete em parte como estão funcionando os órgãos internos.

PELE, CABELOS E UNHAS

O QUE É A PELE?

A pele é o maior órgão de todo o corpo humano e graças a ela nos relacionamos com o meio ambiente. Além do fato dela desempenhar papel de vital importância, por ser uma barreira contra infecções e outros agentes agressores externos, é através da pele que podemos perceber o frio ou calor, distinguir diferentes texturas e consistências, sentir dor, manifestar carinho ao toque. A pele é formada por três camadas distintas:

 Derme

  • É uma camada muito rica em diferentes estruturas. Nela encontramos os vasos sanguíneos, que nutrem a pele, o folículo piloso (local onde nascem os pelos), as fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela tonicidade e elasticidade da pele), os nervos sensitivos (responsáveis pelo tato), as glândulas sebáceas (responsáveis por hidratar e proteger a pele) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pela transpiração).

Epiderme

  • É a porção mais externa da pele, que é formada por várias outras camadas de células, sempre se renovando. Nela encontramos um pigmento natural que dá cor à pele, chamado melanina.

Hipoderme

  • É a camada mais profunda da pele. Formada por células gordurosas, é responsável por manter a temperatura do corpo, além de funcionar também como uma reserva energética e proporcionar o “formato” ao corpo.

ANEXOS DA PELE

  • Pelos e cabelos: são estruturas queratinizadas da invaginação da epiderme;
  • Unhas: placas de células queratinizadas localizadas na superfície das falanges terminais;
  • Glândulas sudoríparas e sebáceas.

A pele e seus anexos nos dão muitas pistas como está o funcionamento interno do organismo. Entre outras partes do corpo a unha nos diz muito sobre como está a condição nutricional, e por consequência, a saúde dos pacientes. Frequentemente podemos encontrar indivíduos com manchas brancas nas unhas, o que pode indicar uma deficiência de selênio e/ou zinco. Sabe-se que uma deficiência de selênio pode comprometer o funcionamento do nosso sistema antioxidante endógeno e da glândula tireoide. Se for um sinal de deficiência de zinco, pode indicar que a pessoa tem uma má digestão, pois a formação do ácido clorídrico (substância que faz a digestão em nosso estômago) é dependente deste mineral. Muitas vezes essa suspeita é confirmada pelo próprio paciente por relatar uma má digestão, estufamento abdominal e azia. Sendo que esta baixa produção de ácido clorídrico faz com que os nutrientes sejam poucos absorvidos e possam com o passar do tempo se tornar também deficientes, prejudicando ainda mais o estado geral de saúde deste indivíduo. Além disso, associando o sintoma de manchas brancas nas unhas, as unhas quebradiças indicam deficiência de outros nutrientes, como ácido linoleico, cálcio, ferro e zinco. Quando faltam vitaminas e minerais, o corpo deixa de alimentar as partes secundárias para abastecer os órgãos essenciais. Daí o reflexo na pele e anexos.

NUTRIENTES E PELE

Muitos estudos têm mostrado a importância dos alimentos e sua relação com a estética. Alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes atuam na fotoproteção da pele, atenuam rugas, manchas e outras marcas do envelhecimento, melhoram o aspecto da celulite, flacidez e acne, pois promovem o equilíbrio e a função adequada do organismo. Fatores como idade, tabagismo, consumo de álcool e exposição às radiações solares são responsáveis pelo processo de envelhecimento da pele. Porém, uma das principais razões apontadas pelos pesquisadores como responsável por esta ação é o desequilíbrio do mecanismo de defesa antioxidante, que diminui a capacidade de combater o excesso de radicais livres. A produção excessiva destes radicais danifica as células, promovendo alterações na função e aparência da pele. A carência de nutrientes, como as vitaminas A, C, E, e minerais(zinco, selênio) como selênio e zinco, pode acelerar o envelhecimento cutâneo. Os polifenóis e flavonoides atuam na fotoproteção da pele. Nutrientes que promovem a saúde e beleza da pele:

Para finalizar, devemos ressaltar a importância da ingestão da água com papel fundamental na hidratação da pele e o bom funcionamento intestinal.

*Imagem meramente ilustrativa [FONTE]