O sistema circulatório é formado pelo coração, pelos vasos sanguíneos (artérias e veias) e pelo sangue. Esse sistema faz o sangue circular pelo corpo, liberando nutrientes incluindo o oxigênio (via sistema arterial) e eliminando o dióxido de carbono (via sistema venoso) e produtos residuais. Constituído por:

  •  Bomba = coração
  • Sistema de transporte e distribuição = artérias
  •  Local que permita as trocas =capilares
  •  Vasos que permitem o retorno do sangue ao coração =vénulas e veias
  • Sangue

As artérias e veias devem se manter flexíveis e desobstruídas para o sangue circular adequadamente e levar os nutrientes até as células.

O sangue é formado por um líquido amarelado denominado plasma, no qual se encontram em suspensão milhões de células.

Entre as proteínas plasmáticas, encontra-se a albumina, responsável pela manutenção da pressão osmótica sanguínea; o fibrinogênio e a protombina, que participam na coagulação; e as globulinas, incluindo os anticorpos, proporcionam imunidade em face de muitas doenças.

Uma grande parte do plasma (95%) é composta pela água, meio que facilita a circulação de muitos fatores indispensáveis que formam o sangue.

O nível de sal no plasma é semelhante ao nível de sal na água do mar.

Na figura acima, pode-se observar um vaso sanguíneo (cortado ao meio), onde aparecem os elementos figurados (plaquetas, glóbulos vermelhos e brancos), suspensos sobre o plasma sanguíneo.

ELEMENTOS FIGURADOS

  • Glóbulos vermelhos
  • Glóbulos brancos
  • Plaquetas

A força motriz do sistema cardiovascular é o coração que bombeia sangue para todo o corpo por um complexo sistema de artérias (transportam sangue recém-oxigenado do coração para o corpo) e veias (carregam o sangue rico em resíduos das células para o coração). Imagine o sangue como uma esteira rolante que passa pelo corpo inteiro, carregando, entregando, recarregando e trocando nutrientes, gases e resíduos em cada ponto necessário. Em suma, o coração é um músculo forte que trabalha sem parar e necessita de nutrientes para realizar esse trabalho. O sangue funciona como um meio de transporte que entrega oxigênio (e outros nutrientes) para todas as células do corpo. O sangue venoso retira das células seus resíduos e os descarta através dos rins, do fígado (via bile) e dos pulmões (se forem voláteis). De volta aos pulmões, há eliminação do dióxido de carbono, e captação de oxigênio. Esse sangue renovado circula novamente no organismo.

NUTRIÇÃO PARA O SISTEMA CIRCULATÓRIO

A dieta perfeita para a saúde do sistema circulatório deve conter peixe, pelo menos dois tipos de hortaliças(verduras e legumes) e arroz integral. Isso oferece alto teor de proteínas, de gordura boa tipo ômega-3, vitaminas e minerais antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres gerados pelo metabolismo, se eles não são mantidos em níveis adequados acabam provocando lesões arteriais predispondo à formação de placas; cálcio, zinco, selênio e magnésio e vitaminas do complexo B.

BOAS FONTES DE NUTRIENTES

Boas gorduras: todas as células do organismo contêm gorduras em suas membranas celulares (envoltório das células). É importante que elas sejam feitas basicamente de gorduras insaturadas, pois estas conferem flexibilidade e permitem que nutrientes e resíduos entrem e saiam da mesma. As gorduras essenciais são vitais para o controle das inflamações no corpo. As gorduras boas são as poli-insaturadas como ômega-3. É importante manter uma proporção relativamente adequada de ingesta de 4:1 de ômega6/ômega3. as monoinsaturadas que não são essenciais, mas são importantes na melhora relação LDL/HDL.

Para nos defender de invasores não bem vindos contamos com células de defesa.