Logoterapia
Como se desenvolver a percepção do sentido?
“O Ser Humano é o que ele ainda não é, mas deveria se tornar. É realmente ser capaz de olhar para o que deveria ser e ser capaz de ter um para quê [viver]”
Viktor E.Frankl[ em resposta à pergunta Quem é o ser humano?]grifos nossos
Logoterapia é a psicoterapia do Logos(=Sentido) que tem como foco a busca pelo sentido na/de vida, principal motivação de todos os seres humanos.
Viktor Emil Frankl[1905-1997], psiquiatra e neurologista vienense, fundador da Logoterapia, via os seres humanos como entidades que querem moldar a vida de uma maneira significativa, e que podem tornar-se psiquicamente doentes quando a sua “vontade de sentido” é frustrada.
A Logoterapia apoia-se em 3 Pilares.

Na perspectiva da Logoterapia, a vida humana tem valor independente do que a pessoa faça ou da sua utilidade.
Nenhum sofrimento pode tirar o significado de uma vida humana, nenhuma quantidade de prazer pode substituir a necessidade de significado.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AUTOVALOR E VALOR DA VIDA?
Se você pensa que tem valor como pessoa por causa do que faz e realiza, significa que acha que a sua vida só tem valor se você for útil, mas vida já vale só por você ser a pessoa única e irrepetível e com possibilidades de contribuir para o bem, transformando o mundo em um lugar melhor nos pequenos gestos, atos e no testemunho de sua força diante das adversidades.
Problemas surgem o tempo todo. Focar somente na solução do problema sem procurar saber o “Para Que” pode nos deixar cansados da nossa existência, levando a nos vitimizar se não encará-los como Desafios em vez de obstáculos e Crescer como indivíduos à proporção que descobrimos que era apenas mais uma provação ou lembrete da nossa verdadeira missão enquanto seres humanos com livre arbítrio e responsáveis por cada ato de nossa existência.
QUAL O CONCEITO DE SER HUMANO NA VISÃO DA LOGOTERAPIA?
Viktor E.Frankl apresentou o conceito de ser humano por meio da “Ontologia Dimensional” – o ser humano em três dimensões: somática, psíquica e noética[também chamada espiritual].
Para um ser humano, todas as três dimensões do ser se encontram em um “ponto”. Frankl falou de uma “unidade apesar da diversidade”.

A Dimensão Somática de um ser humano corresponde a todos os fenômenos físicos. Inclui a atividade das células orgânicas e as funções biológicas e fisiológicas do corpo, incluindo todos os processos químicos e físicos associados.
A Dimensão Psíquica deve ser entendida como a esfera das condições: humor, instintos, desejos, afetos. A esses fenômenos psíquicos somamos o talento intelectual, os padrões de comportamento adquiridos e a formação social. Em suma, a cognição e a emoção situam-se nesta dimensão.
O que resta para a Dimensão Noética ou Espiritual?
O aspecto “humano primordial”, nomeadamente a liberdade para determinar as próprias atitudes em relação ao corpo e às condições psíquicas.
A tomada de decisões independente(“intencionalidade“), os interesses técnicos e artísticos, a atividade criativa, a religiosidade e a sensibilidade ética(“consciência“), a compreensão dos valores e do amor.
A Tríade Neurótica é uma consequencia da dúvida de que a vida tem algum sentido. Ela envolve:
1.Depressão: viver na solidão, na bolha e pensar que não há sentido para a vida;
2.Vício: fuga pelo prazer através do uso de químicos ou comportamentos para tentar pelo menos sentir como se a vida tivesse sentido;
3.Agressão: fuga pelo poder através da cegueira do valor intrínseco de uma pessoa a qual se torna apenas um meio para fins egoístas.
Em todos as três situações acima, o individuo percebe-se separado do todo como um sistema fechado onde não há compartilhamento nem cooperação.
O núcleo verdadeiramente humano do Ser humano, ou seja, a Pessoa Humana tem uma missão básica que é contribuir para um mundo melhor realizando algo no que é bom.
Dito de outra forma, ele teria:
1.Uma Vocação que seria o seu chamado para realizar no mundo algo no que é bom;
- Uma Missão no que o mundo precisa seguindo a sua vocação.
Terapeuta precisa conhecer a personalidade da pessoa para ajuda-la a descobrir a sua vocação e sua missão no mundo.
Para que a Pessoa humana transpareça, o individuo deve desenvolver a Personalidade Autêntica, na qual os seus Recursos Noéticos de Autodistanciamento[ autocompreensão, autoregulação e autoprojeção] e de Autotranscendencia[diferenciação, afetação e entrega] são expressos.
A escuta da logoterapia deve ser empática e levar ao empoderamento da Pessoa.
Deve servir para sintonizar, ressoar, refletir e validar os desafios do individuo e ajuda-lo na capacidade de se ouvir [seu dialogo interno] de modo a fazer as melhores Escolhas Significativas ampliando a sua Consciência que é o órgão do Sentido.
O Significado, ou o que dele se capta, é a Percepção Afetiva e Cognitiva de Valores que convidam a pessoa a agir de uma forma ou de outra, diante de uma situação particular ou da vida em geral, dando-lhe coerência e identidade pessoal.
O sentido do momento e do cotidiano está à espera de ser descoberto, mas para isso é necessária uma certa vontade, uma certa abertura para capturá-lo, e você tem que refinar sua Consciência (Bruzzone, 2008) para percebê-lo.
COMO ENTRAR EM RESSONANCIA COM A PESSOA PARA CAPTAR A SUA ESSENCIA?
Para a Logoterapia não basta sintonizar e ressoar, mas ajudar a pessoa a ouvir a si mesma– o seu diálogo interno.
COMO FAZER ISSO?
Perguntando ao cliente: “O que está acontecendo em sua conversa interna e se eles estão tendo essa conversa consigo mesmos?”
O logoterapeuta facilita essa conversa interna e auxilia o cliente a encontrar o significado que está surgindo de alguma forma.
A escuta do logoterapeuta é profunda, tenta enxergar o que está além do visto e do dito para acessar a Pessoa Profunda da Dimensão Noética.
COMO AJUDAR A DISCERNIR ENTRE VÁRIAS POSSIBILIDADES?
Essa é a grande questão: mostrar outra perspectiva dentro da situação que se apresenta, extraindo o aprendizado dos problemas, sem cultivar a raiva, o ódio mas auxiliar a construir algo valioso para que a sua existência contribua para um mundo melhor.
COMO SABER O QUE PERGUNTAR PARA EXTRAIR DO NÚCLEO NOÉTICO OU ESPIRITUAL?
Percebendo as minhas impressões, o que ressoa em mim?
Se houver ambivalência, questionar sobre as consequencias das escolhas para si mesmo e para as outras pessoas envolvidas para apreciar o significado de cada escolha.
Esse tipo de conversa ajuda a desenvolver o dialogo interno do cliente em qualquer situação e os ajuda a ponderar o que seria melhor para si levando em conta as outras pessoas qualquer que seja a culpa ou ambivalência que tenham, os ajuda a redescobrir a sua capacidade de fazer boas escolhas significativas.
QUEM É A PESSOA POR TRÁS DA PATOLOGIA?
O Que procura na vida?
Quem ela deveria ser?
Qual foi a sua trajetória de vida até agora?
Como a vida a guiou até agora?
Qual a mensagem de significado?
Quais dicas de mensagens possíveis?
Escolha ou evitação de escolha, sentimento de vazio na busca de alcançar um objetivo significativo, conflito de consciência, senso de compromisso e responsabilidade por algo ou alguém?
QUAL É A MENSAGEM?
Precisam de conexão alegre com alguém?
Precisam perceber a sincronicidade em suas vidas e o que isso significa?
Precisam de alguém que os ajudem a ouvir e a entender os problemas que surgem e as oportunidades significativas que elas oferecem tipo uma chance para algo mais profundo e um sinal de que algo mais precisa ser visto que não está sendo percebido agora?
COMO SE DESENVOLVE A PERCEPÇÃO DO SENTIDO ?
O Logoterapeuta pode auxiliar o individuo no desenvolvimento da percepção do sentido nas situações que surgem na sua existencia.
Em vez de criar Expectativas sobre “o que esperar da vida?”, é a Vida que nos questiona sobre “o que fazemos com as possibilidades que surgem” projetando o melhor de nós no futuro.
Há 2 aspectos diferentes de Escuta na Logoterapia para ajudar na resposta do que a Vida espera de nós:
1.Aquela que sintoniza e ressoa o que está por baixo da angustia e a vontade de sentido que ecoa da pessoa profunda[de dentro], os sinais que os desafios da vida trazem para a pessoa[de fora] e,
- Os tipos de escuta do terapeuta que reflete e valida os desafios de dentro e de fora do cliente, ouvindo a sua conversa interna e os ajudando na capacidade de se ouvir.
Ao ouvir e validar a sua existência, promove no cliente o sentimento de serem amados e ainda mais, os ajuda a acessar a sua própria conexão com a vida, percebendo o que a vida pede para eles.
Na busca do AUTOCONHECIMENTO, a pergunta é: “Por que alguém se tornou quem é?”
Requer compreensão de precursores internos e disposição para se abrir.
Devemos avançar para o aprender a LIDAR CONSIGO MESMO, a pergunta é: “Por que alguém deveria permanecer como está?”
Requer controle interno via desenvolvimento da capacidade de autodistanciamento e, Crescimento interior via desenvolvimento da capacidade de autotranscendencia.
É o que nos ensina Elizabeth Lukas, a discipula viva mais idosa de Viktor E.Frankl.


Dra. Paula Pedroza
CRM 61.696-SP
Dra. Paula Pedroza alia o seu conhecimento da MEDICINA FUNCIONAL (abordagem nas 4 dimensões humanas- física, mental, emocional e existencial), à ACUPUNTURA e à PSICOTERAPIA para tratar o individuo de acordo com as suas necessidades.
Agendar
Consulta
Navegue
Leia também:
Receber novidades
Digite seu endereço de email para receber as novidades do site Caminho Integrativo da Dra. Paula Pedroza por e-mail.