MEDICINA FUNCIONAL

Utilizamos em nossa clínica a abordagem da MEDICINA FUNCIONAL (abordagem nas 4 dimensões humanas – física, mental, emocional e existencial), que procura identificar a causa da doença e vê o corpo como um sistema integrado e não como órgãos independentes divididos em especialidades. A medicina funcional é um campo crescente na Medicina, que usa as mais recentes pesquisas médicas com a finalidade de reparar o organismo, no lugar de apenas combater os sinais e sintomas.

Os tratamentos são personalizados baseados nas necessidades individuais do paciente. Somos diferentes e nosso corpo reage a condições de formas diferentes.

A medicina funcional usa a ciência para manter e gerar saúde. Ela reconhece que nosso organismo se constitui em uma rede complexa interligada de processos e sistemas biológicos que necessitam ser tratados simultaneamente como um todo.

Não é falta de sorte que uma pessoa tenha, ao mesmo tempo, uma coleção de doenças tais como Alzheimer, trombose venosa profunda, infarto do miocárdio, depressão, acidente vascular cerebral, Diabetes melitus dentre outras. Em boa parte das vezes, houve um desequilíbrio em um processo ou sistema biológico que fez aparecer uma série de manifestações – as DOENÇAS.

Podemos citar como exemplo a elevação da homocisteína, uma substância que nosso corpo produz, mas que quando se acumula pode gerar alterações na coagulação do sangue com formação de trombos, inflamação na parede dos vasos e prejuízos cardiovasculares, além de alterações a nível do cérebro.

Uma única alteração biológica pode gerar várias doenças: se abordarmos cada doença isoladamente, não teremos êxito em um auxílio mais global ao paciente.

A TEIA DE INTERCONEXÕES METABÓLICAS proposta pelo Institute for Functional Medicine atualizada em 2012 leva em consideração 8 PONTOS:

Imagem EMDR

1) ASSIMILAÇÃO [digestão, absorção, respiração e microbiota];

2) INTEGRIDADE ESTRUTURAL [das membranas subcelulares à estrutura musculoesquelética];

3) COMUNICAÇÃO [sistema endócrino, neurotransmissores, mensageiros imunológicos];

4) TRANSPORTE [sistemas cardiovascular e linfático];

5) BIOTRANSFORMAÇÃO E ELIMINAÇÃO [toxicidade e destoxificação];

6) ENERGIA [regulação energética, função mitocondrial];

7) DEFESA E REPARO [sistema imunológico, inflamação, infecção, microbiota];

8) INTERAÇÃO [mental, emocional e espiritual.]

Após a avaliação do paciente e do seu estado nutricional, é possível através dessa ABORDAGEM INTEGRADA identificar os possíveis fatores causadores e os desequilíbrios decorrentes.

Ferramentas Terapêuticas na Clínica para abordar as 4 Dimensões Humanas:


Corpo: Alimentação; Plantas Medicinais; Acupuntura; Suplementos, vitaminas e minerais.
Emoções: Acupuntura; Plantas Medicinais; Psicoterapia EMDR; Brainspotting; Psicologia Positiva.
Mente: Acupuntura, Psicoterapia EMDR, Brainspotting, Psicologia Positiva.
Espiritual: Psicoterapia com abordagem no sentido e propósito de vida.

Receber novidades

Digite seu endereço de email para receber as novidades do site Caminho Integrativo da Dra. Paula Pedroza por e-mail.

Junte-se a 219 outros assinantes