MEDICINA INTEGRATIVA

Integração de tratamentos

“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.”
Provérbio chinês

Imagem EMDR

Manter a saúde é muito mais do que diagnosticar e tratar doenças.

Focar no organismo como um todo para reduzir os desequilíbrios que geram os sintomas. Saúde equivale a uma tensão dinâmica permanente entre o “Como Estamos ” e o “Como deveríamos Estar”. O cuidado deve ser permanente.

Muitos anos antes que qualquer distúrbio possa ser detectado, já estão ocorrendo desequilíbrios químicos e energéticos inicialmente que são influenciados  pela nutrição, pela genética e pelo meio ambiente, assim como pelas nossas crenças e emoções as quais determinam como reagimos aos desafios da vida.

Para percebermos esses desequilíbrios, precisamos estar atentos a  5 situações chaves do nosso corpo:

 

  1. Como estamos nos nutrindo?
  2. Como está o funcionamento do nosso metabolismo?
  3. Há infecções subclínicas, ingestão de alimentos alergênicos e toxinas que geram inflamações no organismo e a toda hora ativam o nosso sistema imune?
  4. Como está funcionando a detoxificação (o que acontece com a substância antes de ser eliminada) e a excreção do “lixo” produzido pelo corpo?
  5. O nosso estresse oxidativo está aumentado e sentimos fadiga, fraqueza muscular, dores nas articulações, problemas digestivos, ansiedade, depressão, dores de cabeça, problemas no aprendizado e concentração, pruridos na pele dentre outros?

Os desequilíbrios dessas 5 situações estão na base da maioria das doenças.

Sua correção através de tratamento médico e mudanças no estilo de vida pode evitar o aparecimento de doenças e melhorar o controle das já existentes, em uma abordagem baseada em estudos científicos de como funcionam  nossos genes, nossa bioquímica celular e a fisiologia do corpo.

Os OBJETIVOS são:

  1. Se você estiver doente, que fique bem ou melhore.
  2. Se saudável, como se manter assim com os conhecimentos atuais das ferramentas de prevenção e tratamento que dispomos.

Um dos objetivos mais marcantes do tratamento consiste em apoiar, facilitar e aumentar esta capacidade, além de levar em conta o indivíduo nos seus vários aspectos físico, mental e espiritual, valorizar a relação médico-paciente e estimular enfaticamente mudanças no estilo de vida.

Em nossa clínica utilizamos da Medicina Integrativa em todas terapias apropriadas, tanto convencionais quanto complementares, levando em conta que o corpo tem uma capacidade inata de se curar, reparar e de se autorregenerar.

 

Receber novidades

Digite seu endereço de email para receber as novidades do site Caminho Integrativo da Dra. Paula Pedroza por e-mail.

Junte-se a 219 outros assinantes