Quando você trabalha em um escritório, há muitos fatores que podem aumentar o seu estresse.

E fazer home office durante uma pandemia como a da COVID-19 com confinamento de toda a família, este estresse pode ser amplificado.

A boa notícia é que existem ferramentas de suporte à saúde que podem ajudar. Uma delas é a acupuntura.

A HISTÓRIA DA CELESTE

Celeste é uma mulher de 32 anos de idade, gerente de vendas em uma empresa de comércio exterior.  Tem dois filhos com idade de 14 e de 5 anos. Desde o início da pandemia do COVID-19, em março de 2020, está trabalhando em casa em regime de home office.

Antes ela deixava as crianças na escola, período integral e se dirigia ao trabalho. Lá conversava com os colegas, fazia reuniões, caminhava dentro da empresa percorrendo os vários departamentos e ia interagindo com as pessoas.

Agora fica em frente ao computador fazendo várias videoconferências durante o dia e ainda tendo que se preocupar com a alimentação diária da família, com as demandas do marido e com as orientações dos deveres de casa dos seus filhos. Está sobrecarregada, estressada, isolada socialmente, angustiada e com dores especialmente na região da cabeça, ombros e ao redor dos olhos. Percebe que o seu rendimento no trabalho vem caindo, a sua concentração mental e a memória estão ruins.

Já não dorme bem.

Tentou se automedicar para aliviar as dores, mas nada resolveu. Já conhecia a acupuntura e resolveu iniciar o tratamento com ela.

Após um ciclo completo de acupuntura [10 sessões] fazendo duas sessões por semana, percebeu o alívio das dores, do estresse e da concentração e até melhora do sono.

Consegue agora prosseguir dando conta dos afazeres profissionais e domésticos que neste momento não tem como terceirizar.

O nome é fictício, mas o caso é real. Coloco essa história aqui, porque ela retrata a saga de várias mulheres e homens que  tiveram que adaptar a sua vida, bruscamente, e não conheciam essa alternativa saudável para lidar com o estresse.

COMO A ACUPUNTURA FUNCIONA? HÁ RESPALDO CIENTÍFICO PARA ELA?

A acupuntura tem sido usada há mais de 2.000 anos na China e desde o século passado nos EUA e na Europa.

As agulhas de acupuntura são bem finas (mais ou menos semelhante à espessura de um fio de cabelo) e, em geral, há penetração de apenas a ponta da agulha na pele.

O agulhamento de acupuntura age em regiões do cérebro (córtex somatossensorial) e modula a percepção da dor via liberação de endorfinas que acalmam a mente e reduzem a dor. Ela é uma técnica que ajuda o cérebro (computador central) nas suas funções de regular as emoções, a mente e as funções de todos os sistemas e órgãos do corpo.

Técnicas modernas de neuroimagem, como  a ressonância magnética funcional fornecem um meio para monitorar com segurança a atividade cerebral em humanos e podem ser usadas para ajudar a mapear os correlatos neurofisiológicos da acupuntura, ou seja, a ação moduladora da acupuntura sobre o cérebro. Vide abaixo a imagem cerebral antes e após um ciclo de 5 semanas de tratamento de pacientes com Sindrome do Túnel do Carpo.

Adaptado de Napadow V, Liu J, Li M, et al. Somatosensory cortical plas- ticity in carpal tunnel syndrome treated by acupuncture. Hum Brain Mapp 2007;28:159–171

PreCG = Giro Pré-central

SI= Cortéx Somatosensorial primário   SII= Cortéx Somatossensorial secundário.    

A figura mostra mais áreas de ativação do cérebro (em amarelo – hiperativação) nas regiões relacionadas à dor do paciente antes do tratamento com a acupuntura. Após o tratamento, as áreas aproximam-se do controle saudável.

 OS CONVENIOS COBREM ESSA TERAPÊUTICA?

Sim. Eles devem cobrir pois desde 1995, a acupuntura é uma especialidade médica.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA

Vide nesse site: “Acupuntura- Indicações

Segue abaixo algumas indicações relacionadas ao home office:

  1. Diminuição do estresse

A acupuntura alivia o estresse via liberação de endorfinas e equilíbrio  do sistema nervoso autônomo simpático-parassimpático.

O estresse não é apenas mental e pode se manifestar no corpo com dores físicas em diversas regiões.

A ansiedade e a depressão podem resultar de estresse excessivo.

O trabalho é um fator que gera estresse na grande maioria das pessoas. Portanto, se você se sente estressado, programe um tratamento de acupuntura que vai estimular o seu organismo a reduzir a tensão emocional, e consequentemente melhorar o foco e concentração através de um humor mais positivo.

  1. Tensão reduzida no pescoço e nas costas

O ambiente do escritório não é algo natural para os seres humanos. Sentados por longos períodos em uma mesa, a postura junto a um computador nem sempre adequada e mantida fixa pode resultar em tensão e dores na região da nuca, pescoço, cabeça, lombar e gerar irradiação para braços e coxas.

Com o tempo, essas dores podem prejudicar o sono, tão necessário para recuperar a energia gasta durante o dia. Uma noite mal dormida, piora a percepção da dor gerando um ciclo vicioso.

A acupuntura libera a dor, acalma a mente e auxilia em um sono mais restaurador.

Tudo isso pode melhorar e muito a sua produtividade.

  1. Alívio da dor de cabeça

O estresse do trabalho e a postura inadequada da cabeça ao trabalhar pode levar a contraturas na região da nuca e ombros com consequente dores de cabeça e desencadear crises de enxaqueca. A acupuntura associada ao desbloqueio da fáscia (capa que reveste o músculo) é uma terapia muito útil.

Isso evita o  uso desnecessário de medicamentos que aliviam a dor mas não tratam o que a causou. Lembrando que o uso excessivo de medicamentos pode levar a efeitos colaterais indesejáveis.

  1. Esforço ocular reduzido

Tanto o uso da visão de perto muitas horas em frente a um computador quanto a postura da cabeça inclinada para frente prejudicam a visão. Uma gera tensão nos músculos ao redor dos olhos e a outra, prejudica a circulação do sangue para toda a região da cabeça incluindo os olhos.

A acupuntura reduz a tensão na musculatura ao redor dos olhos e do pescoço. Associada a exercícios de alongamento, massagens ao redor dos olhos, exercícios oculares e pausas durante o trabalho tem efeitos restauradores.

  1. Melhor imunidade

 Como a acupuntura é uma técnica de auto regulação, ela pode auxiliar na regulação de vários sistemas do corpo inclusive na do sistema imune.

Também tem pontos que são usados no tratamento de rinites, sinusites, faringites, asma, bronquite ajudando na expectoração e drenagem de secreções nasais e bronquicas e na dilatação das vias aéreas inferiores em caso de chiados e tosses.

  1. Melhora concentração mental e na vitalidade

Como a acupuntura auxilia em um sono melhor, fundamental na recuperação da vitalidade e nos processos cerebrais envolvidos na memória, a concentração mental pode ser uma consequência disso tudo.

Vide nesse site o artigo que mostra a importância de dormir bem: “Por que nós dormimos?”

7. Melhor saúde digestiva

Permanecer longas horas na posição sentada, sem atividade física e ingerindo alimentos altamente processados como as massas, pode gerar fermentações, dor e distensão no abdômen.

Esses incômodos interferem na concentração mental.

Além do mais, já se conhece de longa data [nas medicinas antigas tipo a chinesa] e mais recentemente na Medicina Funcional, a importância do sistema digestório no funcionamento do cérebro.

O sistema digestório funciona como a logística de uma empresa. É responsável pela quebra do alimento [carboidratos, proteínas e gorduras dentre outros] com a liberação de seus nutrientes [tipo glicose, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais] para serem absorvidos pelo intestino e chegar via sangue em todo o organismo inclusive o cérebro. 

cérebro recebe os nutrientes e fabrica toda a maquinaria bioquímica fundamental ao seu bom funcionamento tal como os neurotransmissores(mensageiros químicos) serotonina, dopamina, acetilcolina, GABA dentre outros.

orientação alimentar saudável fornece os nutrientes ao trato digestório, e a acupuntura tem ação sobre a regulação neural desse sistema auxiliando no esvaziamento gástrico, no peristaltismo [movimento] intestinal e na liberação das fezes em casos de constipação intestinal.

A combinação de dieta saudável que fornece toda a matéria prima essencial à nossa saúde com a acupuntura que regula o funcionamento neural do trato digestório é espetacular!