A Dra. Kara Fitzgerald, do Instituto de Medicina Funcional dos EUA, em conjunto com o Dr. Yanuck SF, Pizzorno J, Messier H, participou da elaboração de uma abordagem imunofisiológica e de potenciais intervenções terapêuticas nas quatro fases da COVID-19 – Prevenção, Infecção, Inflamação e Recuperação.

Essas recomendações foram baseadas nos trabalhos científicos do comportamento do vírus SARS CoV-2 que causa a doença COVID-19 em seres humanos, e na literatura do papel imunomodulador dos agentes nutricionais incluindo as plantas medicinais.

4 FASES DO COVID-19

Cada uma dessas fases requer uma abordagem diferenciada:

A determinação dos objetivos clínicos e a avaliação das melhores ferramentas para atingir esses objetivos são fundamentais para otimizar os resultados clínicos.

Em cada uma das quatro fases da COVID-19, o conhecimento das respostas imunológicas do indivíduo de base [estado do sistema imune, nível de inflamação, dano tecidual…] deve nortear os objetivos e as ferramentas.

5 METAS DE SUPORTE À COVID-19

Cinco metas de suporte são apresentadas nas recomendações. A tabela a seguir resume quais são elas e o potencial  de ação nas quatro fases da COVID-19.

*Em adição às medidas comportamentais [de lavagem de mãos, limpeza de superfícies, uso de máscaras, distanciamento social…] e medidas de estilo de vida [sono reparador, redução de estresse, dieta saudável, atividade física moderada…] Vide artigo: “Imunidade- Como ajudar”

A tarefa é auxiliar o individuo antecipando a possibilidade de ele entrar em contato com o vírus. Isso é atingido por:

  1. Identificar e abordar formas de reduzir a inflamação basal;

2. Identificar e tratar deficiências de nutrientes chaves no suporte do sistema imune

Triar pacientes com risco maior tipo pacientes com doenças cardiovasculares, pulmonares, hepáticas, renais, diabéticos, com câncer, idosos e obesos. Além dos profissionais de saúde expostos a alta carga viral.

** Pacientes com sintomas suspeitos de estar infectado pelo vírus e/ou com teste (+). Focar no suporte ao sistema imune, essencial em combater o vírus.

*** Nessa fase, o foco é em medidas antiinflamatórias de suporte e procura do hospital

**** O foco aqui é prevenir as sequelas, ou seja, danos aos órgãos com suporte

Essas fases e metas de suporte podem ser usadas para formar um roteiro para abordagem clínica otimizada para o atendimento ao paciente.

Deve-se ter o discernimento contínuo de acordo com o desenvolvimento do quadro clínico e fazer as adequações necessárias inerentes à natureza da prática clínica.

O documento chama a atenção para procurar um profissional de saúde qualificado para prescrever os suplementos com segurança, nas doses adequadas e levando em conta as fases descritas.

O QUE FAZEMOS NA CLÍNICA COMO SUPORTE NO COMBATE A COVID-19?

Utilizamos em nossa clínica algumas ferramentas de suporte às quatro fases da COVID-19: