Os Transtornos Alimentares são distúrbios complexos e necessitam de uma abordagem  sistêmica que inclua o corpo, a mente, as emoções e o aspecto espiritual [propósito e sentido de vida].

Nesta apresentação foram abordados todos esses aspectos e as ferramentas terapêuticas existentes  para restaurar as redes neurais e reparar os afetos de forma a adequar um dos circuitos  mais básicos para a sobrevivência da espécie que é o ato de alimentar-se.

As abordagens utilizadas foram:

  1. Visão ampliada da Medicina Funcional que vê o ser humano como um sistema complexo que inclui corpo, mente, emoções e parte espiritual que interagem entre si;
  2.  Da Neurociência que tenta compreender como alterações nas redes neurais influenciam o comportamento;
  3. Pela Neurobiologia Interpessoal que traz o conceito de cérebro extendido(inclui todo o sistema nervoso e não só o que está dentro do crânio) que conduz o FEI(Fluxo de Energia e Informação); a Mente que regula e monitora o FEI e se expande via relacionamentos empáticos(cérebro humano precisa de outro cérebro humano para se desenvolver);
  4. Além é claro da Terapia EMDR que trabalha com o conceito do PAI(Processamento Adaptativo de Informação) que ajuda na integração de redes neurais usando o conceito mais moderno que a neurociência nos traz que é o da neuroplasticidade.

Link para baixar aula: CONFERÊNCIA PROFERIDA NO V CONGRESSO BRASILEIRO DE EMDR