As toxinas ambientais podem impactar em muitos aspectos da saúde do homem, variando de casos de câncer de próstata, alterações na sua saúde reprodutiva e no seu envelhecimento.

As toxinas ambientais impactam na saúde humana através de consequências fisiológicas e moleculares que envolve períodos longos de latência e mecanismos de ação ainda não totalmente elucidados. Essas toxinas aumentaram como consequência da industrialização e da crescente poluição no mundo. Muitos dos químicos que foram liberados no ambiente são persistentes  e agem como disruptores endócrinos.

Disruptores endócrinos(DEs) influenciam a nossa fisiologia [funcionamento do organismo] e a nível molecular [celular] através de vários mecanismos. Antes se pensava que os DEs interagiam apenas com os receptores hormonais [encaixes dos hormônios] (andrógenos, estrógenos, glicocorticoides) mas hoje já se sabe que eles podem alterar várias vias metabólicas e promover resistência a insulina e obesidade.

A dose, a duração e o tempo de exposição aos DEs influencia a magnitude, a duração e o tipo de efeito de um DE sobre um sistema. Eles exercem a mais forte influência crítica nos períodos de desenvolvimento e de maturação sexual, que inclui a exposição no útero, na pré-puberdade e no inicio da puberdade.

MINIMIZAR A EXPOSIÇAO IMPLEMENTANDO ESCOLHAS NO ESTILO DE VIDA

O Grupo de Trabalho Ambiental [Enviromental Working Group-EWG], um grupo sem fins lucrativos oferece um número de dicas fáceis de usar [no seu site] úteis ao consumidor:

CÂNCER- COMO AS TOXINAS PROMOVEM CARCINOGENESIS

A exposição a toxinas pode impactar sobre a saúde celular através de vários mecanismos.  Um deles é a instabilidade genômica e o outro, a regulação epigenética.

INSTABILIDADE GENÔMICA é o dano em grande escala ao DNA e cromossomas que resulta de repetidos danos ao DNA, da inibição das vias de reparação do DNA e da disrupção da replicação mitótica do DNA (Aguilera e Gomez-Gonzalez 2008). Leva a mutações no DNA.

REGULAÇÃO EPIGENÉTICA é o modo da célula de adaptar o seu software ao encontrar mudanças no ambiente, e as toxinas podem alterar o software de várias formas. Alteram a expressão do gene e promovem carcinogenesis. Essas alterações na expressão do gene podem ser transmitidas para as próximas gerações.

IMPORTANCIA DOS MICRONUTRIENTES

Para manter a estabilidade genômica e a expressão apropriada do gene, a funcionalidade de enzimas e proteínas envolvidas no reparo do DNA, na regulação epigenetica e na progressão do ciclo celular os micronutrientes são fundamentais. Em vários estágios nesses processos , as  reações bioquímicas   dependem de aportes nutricionais na forma de nutrientes específicos.

Há muitas vitaminas e minerais que são essenciais à estabilidade genômica:

  1. Magnésio, niacina, vitamina B9, B6 e B12 são todos necessários ao reparo do DNA;
  2. Vitamina C, E e antioxidantes previnem o dano do DNA e a peroxidaçao lipídica;
  3. Niacina é necessária para manter os telômeros;
  4. zinco para funcionamento apropriado do gene p53;
  5. zinco e manganês para a enzima superóxido dismutase;
  6. cálcio para a regulação da segregação de cromossoma durante a mitose;
  7. selênio é envolvido no metabolismo da metionina e a sua deficiência pode levar a encurtamento dos telomeros( Fenech 2010).

Vide artigo nesse site “O que é detoxificaçao?”

O QUE FAZEMOS NA CLÍNICA COMO SUPORTE A DETOXIFICAÇAO?

  1. Orientaçao nutricional anti-inflamatória, rica em fibras;
  2. Adequaçao da digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes;
  3. Solicitaçao de exames para verificar: alergias alimentares, inflamações  no corpo, desequilíbrios de nutrientes importantes para produção de energia pela mitocôndria, de neurotransmissores, etc;
  4. Uso de plantas medicinaisocidentais e chinesas para auxiliar a função dos órgãos de detoxificaçao associada a reposição de vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo;
  5. Reduçao do estresse psíquico com acupuntura [vide artigo no site] e psicoterapia EMDR [vide artigo no site];
  6. Programa de emagrecimento saudável;
  7. Programa de detoxificaçao para eliminação de toxinas e metais tóxicos.