Entenda mais sobre a depressão, o tamanho do problema nesse artigo aqui.

AS PROVÁVEIS CAUSAS:

Em uma abordagem mais ampla devemos tentar identificar o que rompeu o equilíbrio cerebral utilizando a história clinica do paciente tanto com enfoque na parte física, mental, emocional e espiritual.

O centro de controle do corpo é o cérebro que por sua vez pode ter o seu funcionamento afetado se não receber suprimentos adequados ou ter que lidar com uma sobrecarga de toxinas provenientes dele. Assim como em uma fábrica, há quem comande, mas ela precisa de matérias primas para fabricação de energia e reparação de sistemas além de vias de eliminação de resíduos gerados no processo de fabricação. Com o cérebro não é diferente.

VAMOS AOS 7 SISTEMAS FUNDAMENTAIS E IMPRESCINDÍVEIS PARA QUALQUER ÓRGÃO DO CORPO:

TUDO ESTÁ INTERCONECTADO:

CORPO E SUAS FUNÇÕES, MENTE, EMOÇÃO E ESPIRITUALIDADE.

SETE SISTEMAS CHAVES DO CORPO

SISTEMA UM: ASSIMILAÇÃO

  • A sua alimentação está equilibrada com relação aos macronutrientes [proteínas, gorduras e carboidratos] e micronutrientes [vitaminas e minerais]?
  • Esses alimentos estão sendo bem digeridos de forma que o corpo possa

absorvê-los e enviá-los para todos os órgãos? Ou você tem intolerâncias

alimentares?

  • A flora intestinal está equilibrada ou predomina bactérias patogênicas e

fungos?

  • Você respira adequadamente?

O cérebro tem a sua parte elétrica e química. Ele precisa de nutrientes para formar neurotransmissores, energia e que entrem na formação estrutural dos neurônios facilitando a comunicação entre as células. Além disso precisa de oxigênio.

Hoje sabe-se que temos mais bactérias do que células no organismo. Precisamos de uma flora intestinal equilibrada rica em lactobacilos e bífidos. Se há predomínio de bactérias patogênicas e fungos, as suas toxinas podem atingir o cérebro, ativar o sistema de defesa [a micróglia] e gerar inflamações locais com destruição de células, alterações de neurotransmissores e consequente influência comportamental seja com depressão, ansiedade, irritação, dentre outros.

SISTEMA DOIS: DEFESA E REPARO

O sistema imune está rejeitando alguns alimentos e provocando inflamações como no caso das alergias alimentares?

SISTEMA TRÊS: ENERGIA

O motor das células – as mitocôndrias- está recebendo os nutrientes necessários para fabricar energia? Ou você sente-se com fadiga física e mental sem ânimo para nada?

SISTEMA QUATRO: BIOTRANSFORMAÇÃO E ELIMINAÇÃO 

  • O fígado está conseguindo excretar as toxinas?
  • O intestino funciona bem?

SISTEMA CINCO: TRANSPORTE 

  • Seu sistema linfático tem muitas toxinas?
  • O sangue está fluindo bem? Você se exercita regularmente?

SISTEMA SEIS: COMUNICAÇÃO

  • Os seus hormônios estão equilibrados? Como está o funcionamento da tireoide? A relação cortisol/insulina?
  • Está estressado com serotonina baixa?

SISTEMA SETE: Integridade estrutural

  • A barreira intestinal está íntegra ou deixa passar alimentos mal digeridos que inflamam o seu corpo?

E além de investigar o corpo e suas funções, não podemos esquecer dos outros aspectos que se inter-relacionam com a sua integridade física:

  1. Aspecto mental:

Há na história de vida dessa pessoa memórias não processadas que podem influenciar a forma como ele se sente, como se percebe e o que pensa de si?

  1. Aspecto emocional:

Há um padrão emocional de como reage às dificuldades da vida e na resolução dos problemas, seja lutando, fugindo ou se anestesiando?

  1. Aspecto espiritual [espiritualidade]:

Tem um propósito de vida que o faz levantar todos os dias e o move em busca da concretização de seus objetivos? Sente-se conectado com algo maior?

COMO TRATAR DE FORMA INTEGRADA

Uma das soluções envolve equilibrar os 7 sistemas básicos do corpo, o sono e também o aspecto mental. Segue abaixo as mais importantes:

  1. Otimizar a nutrição com alimentos orgânicos, ricos em fibras e com proteínas e gorduras saudáveis;
  2. Equilibrar os hormônios corrigindo desequilíbrios da tireoide, reduzir o cortisol e adequar níveis de insulina;
  3. Esfriar a inflamação retirando alimentos alergênicos da dieta, modulando o sistema imune, recompondo a flora intestinal com probióticos;
  4. Corrigir a digestão com enzimas digestivas e nutrientes importantes para a produção do ácido clorídrico;
  5. Aumentar a detoxificação através de alimentos detoxificantes, de água de boa qualidade;
  6. Abastecer o sistema de energia com micronutrientes essenciais para o funcionamento das mitocôndrias – centrais de energia célula;
  7. Melhorar a circulação exercitando-se regularmente;
  8. Acalmar a mente trabalhando na psicoterapia as memorias não processadas, fazendo relaxamentos, aumentando a resiliência frente ao estresse. A acupuntura, o yoga, Chi Kung também ajudam a relaxar com liberação de endorfinas pelo organismo;
  9. Adequar o sono: genericamente falando o ideal seria 8 horas de sono por dia, mas sabe-se que a qualidade do sono é mais importante que a quantidade.

Na clínica fazemos o atendimento médico com avaliação de toda a parte física, solicitação dos exames necessários além do tratamento com uso de plantas medicinais [ocidentais ou chinesas], vitaminas, minerais e suplementos importantes para o funcionamento cerebral e para tratar doenças físicas que podem estar comprometendo o cérebro e alterando o comportamento.

A Medicina Tradicional Chinesa, em sua sabedoria milenar, conta com várias formulas fitoterápicas para tratar a dita TPM. A síndrome da TPM envolve desde quadros de labilidade emocional, de raiva e ira, a retenção de líquidos, dores de cabeça e desejo intenso de sabor doce dentre outros.

O psiquiatra Americano Robert J. Hedaya adepto da Psiquiatria Biológica, ressalta no seu livro “O Guia do sobrevivente depressivo”, a importância do uso de medicamentos psiquiátricos naqueles que precisam e se beneficiam deles, mas chama atenção para se buscar a menor dose possível desses medicamentos de forma a manter o paciente controlado e funcional na sua vida reduzindo efeitos colaterais decorrentes de algumas classes de psicofármacos tais como letargia física e mental, ganho de peso e redução da libido. Fazemos o acompanhamento conjunto com o psiquiatra do paciente em prol de otimizar o tratamento.

Com relação a parte mental, utilizamos a Psicoterapia EMDR, [entenda mais nesse texto aqui] técnica americana onde levantamos a história de vida da pessoa para verificarmos os fatos que ainda afetam o seu comportamento e em cada sessão iniciamos os desbloqueios de forma que as memórias mal digeridas sejam trabalhadas. Toma-se o cuidado de trabalhar recursos que fortaleçam o indivíduo de forma que ele possa lidar com as questões que vêm a tona durante a terapia.