Para fazermos as nossas atividades diárias e nos exercitarmos,

precisamos nutrir bem os nossos músculos e ossos.

O SISTEMA LOCOMOTOR

Incluem os ossos e músculos.

MÚSCULOS

São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.

O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.

Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.

 NUTRIENTES PARA OS MÚSCULOS

Os músculos precisam do consumo de calorias suficientes para compor o seu gasto energético, de proteínas, de micronutrientes e de hidratação adequada para desempenhar bem as suas funções.

OSSOS

osso é uma estrutura encontrada nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo). É caracterizado por uma matriz extracelular endurecida pela presença de compostos de cálcio em suas estruturas.

O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro.

Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue.

 NUTRIENTES PARA OS OSSOS

Estudos mostram que só o cálcio não é efetivo na saúde óssea e suficiente para prevenir osteopenia(rarefação óssea) e osteoporose(grau mais avançado de osteopenia). Outros nutrientes são necessários para a mineralização do osso e para a formação da trabécula óssea(espécie de rede onde o cálcio é depositado). Quais são eles?