Este artigo faz parte de uma série de posts sobre os tipos de alimentos e sua função nutricional.

Por Paula Pedroza, médica nutróloga pós graduada em fitoterapia e nutrologia e especialista em acupuntura.

Os Alimentos Reguladores são os que fornecem sais minerais, vitaminas e fibras em maior proporção na sua composição química.

A água também pode ser considerada um alimento desse grupo.

ÁGUA

Os recém-nascidos tem aproximadamente 77% de água. Essa quantidade diminui à medida que envelhecemos. Um adulto jovem possui entre 45 a 65%. Reduções mínimas podem provocar redução das funções orgânicas gerando problemas digestivos, falta de energia, função cerebral inadequada, lentidão nas reações, secura de pele dentre outros.

A água é um solvente universal, dissolve e transporta via sangue e linfa os nutrientes e resíduos. Sem água tudo fica travado.

A recomendação geral de ingestão de água é cerca de 30 ml/Kg de peso. Café, chá, álcool e refrigerantes não contam como ingestão diária de líquidos, pois podem desidratar e levam a perda de nutrientes.

A ingestão adequada de água favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele e dos órgãos em geral e garante a sua hidratação. Além disso, a água trabalha junto com as fibras estimulando o trânsito intestinal e eliminando as toxinas do organismo impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.

A água para beber deve ser filtrada. A água de torneira pode conter ainda grande quantidade de elementos indesejáveis com cloro, alumínio, flúor, metais pesados, hormônios. Alguns alimentos possuem uma maior quantidade de líquidos tais como as frutas (90%), as hortaliças, já os grãos integrais cozidos tem menor conteúdo de líquidos, mas ajudam a hidratar em especial os intestinos.