Este artigo faz parte de uma série de posts sobre glúten.  Veja também receitas sem glúten.

Por Paula Pedroza, médica nutróloga pós graduada em fitoterapia e nutrologia e especialista em acupuntura.

COMO SABER SE TENHO PROBLEMAS COM O GLÚTEN?

dieta de eliminação seria o melhor teste clínico: retirar todos os alimentos que contém glúten por pelo menos 4 semanas e ver como o paciente se sente.

Existem ainda os testes que podem ser positivos  tanto  na sensibilidade ao glúten quanto na  doença celíaca:

– Anticorpos IgA  e IgG anti gliadina

– Anticorpos IgA anti Endomísio

– Anti-Transglutaminase Tecidual IgA e IgG

– Total de anticorpos IgA.

Para diagnóstico de doença Celíaca:  Genótipos HLA DQ2 e DQ8 (para verificar suscetibilidade genética) e biópsia do intestino delgado (da junção duodeno-jejunal).

Algumas considerações sobre a dosagem dos anticorpos é que nem todas as pessoas com problemas com o glúten, que melhoram com a dieta de eliminação, tem anticorpos positivos nos testes.

FALANDO UM POUCO SOBRE A DOENÇA CELÍACA

O diagnóstico da Doença Celíaca é feito através de exames especializados para avaliar a absorção da D-xilose, da dosagem de gorduras nas fezes além da pesquisa de anticorpos antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase e da biopsia de intestino delgado.

Essa  doença causa atrofia das vilosidades (ondulações ou dobras microscópicas da camada que forra internamente o intestino delgado (mucosa) que servem para aumentar a superfície de absorção. Isto leva a  prejuízos na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. Os sintomas podem incluir diarreia, dificuldades no crescimento e desenvolvimento (em crianças) e fadiga, embora possam estar ausentes. Afeta 1% da população indo-europeia, mas por causar pouquíssimos sintomas em alguns nem sempre seja diagnosticada. Ocorre mais  no sexo feminino, na proporção de 2:1, e afeta mais parentes de primeiro grau desses indivíduos.