É possível ainda dentro do útero materno prevenir doenças  que o bebê desenvolverá na idade adulta?

É possível nessa fase influenciar um melhor desenvolvimento do feto oferecendo-se as necessidades nutricionais de cada trimestre?

É possível cuidar da saúde materna e prevenir o aparecimento de algumas doenças que possam surgir durante a gravidez e  no pós-parto?

Sabe-se que durante a gestação ocorrem várias transformações e adaptações metabólicas  fundamentais ao crescimento e desenvolvimento fetal associadas à manutenção da composição corporal maternal. Diversos nutrientes são requisitados nessa fase.

É necessário que a alimentaçao da gestante seja acompanhada pelo especialista em nutrição para que a dieta contenha os alimentos adequados e que sejam suplementadas as suas  deficiências nutricionais.

Diversos estudos  epidemiológicos sugerem que certos  padrões de desenvolvimento intrauterino podem  estar relacionados  com o aparecimento de doenças na vida adulta e que  a nutrição materna nesta fase influencia sobremaneira na expressão de genes do feto. A modulação nutricional  pode prevenir a ativação de genes através de modificações na  metilaçao do DNA e da cromatina. Portanto, temos a possibilidade de silenciar genes indesejáveis.

A alimentação da gestante influencia a saúde do feto  que   não se restringe apenas ao período intra-uterino ou seja, se a mãe se alimentar mal durante a gravidez , seu filho(a) pode desenvolver problemas  de saúde muito mais tarde na vida adulta tais obesidade, Diabetes mellitus, Hipertensão arterial, etc.

A má nutrição do feto em diversos estágios da gestação pode trazer consequências não apenas ao desenvolvimento infantil mas  podem perdurar durante toda a  sua vida.

Programação metabólica é  definida como um processo no  qual  uma agressão ocorrida em um período crítico de desenvolvimento, resulta em alterações permanentes na estrutura e/ou função de um órgão ou, na  função metabólica.

O diagnostico e  o acompanhamento do estado nutricional  da gestante é essencial para corrigir possíveis desvios nutricionais e para traçar planos  dietéticos eficientes que garantam o sucesso da gestação. Essas medidas contribuem para a promover  a saúde assim como para a diminuição de riscos do  binômio mãe/ bebê já que se pode estabelecer  intervenções precoces e eficientes  no pré-natal.