Envelhecer é inevitável. Esse processo envolve redução progressiva  dos tecidos ativos do corpo com perda da capacidade funcional e alterações no metabolismo.

Os idosos são mais propensos a inadequações nutricionais e apresentam alto risco de desenvolver deficiencias de nutrientes.

Algumas alterações organicas gastrintestinais relacionadas ao envelhecimento  podem interferir na adequacão de nutrientes:

  1. Diminuição da secreção salivar com queixa de boca seca e dificuldade de diferenciação de sabores;
  2. Redução da secreção ácida do estomago com alteração na absorção de  cálcio, ferro, zinco, folato e vitamina B12 ligada à proteina;
  3. Esvaziamento lento para líquidos e semi-sólidos, mas preservado para sólidos;
  4. Habilidade reduzida do intestino delgado para digestão de lactose, podendo ocorrer intolerancia a derivados de leite e redução da ingestao de vitamina D e cálcio.

Essas modificações associadas à ingestao inadequada de nutrientes somadas   ao uso de vários medicamentos, comum nessa faixa etária,  que competem entre si nos sítios de absorçao  intestinal podem gerar repercussoes  clínicas e nutricionais  que devem ser levadas em consideraçao na avaliaçao global da saude do idoso.

Todos os nossos órgãos sao compostos de celulas que precisam de nutrientes para realizarem adequadamente as suas funcões. O cérebro, por exemplo precisa de aminoácidos, vitaminas e minerais para fabricar os seus neurotransmissores, mensageiros na comunicaçao entre os neuronios.  Tal como a acetilcolina, neurotransmissor envolvido na Doença de Alzheimer. Todos esses nutrientes precisam ser obtidos dos alimentos que ingerimos  e que sao digeridos  e absorvidos para entao chegarem via corrente sanguinea aos órgaos.

O cérebro é um órgao ávido por glicose e oxigenio, seus principais combustíveis, e precisa de vários nutrientes para realizar todas as suas funçoes  complexas. Isso se aplica a todas os outros órgãos.

Para envelhecer de maneira ativa e saudável, é necessário praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável com alimentos naturais e nutritivos,  ricos em fitoquímicos  e evitar alimentos industrializados.